segunda-feira, 11 de junho de 2007

APRENDIZAGEM DA ORTOGRAFIA E DISORTOGRAFIA






Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA)
Centro de letras e Artes
Coordenação do Curso de Letras
Disciplina: Prática de pesquisa II –
Dificuldades em Ortografia: Disortografia
Carga horária: 90 horas/aula -
Professor: MS Vicente Martins

Esta disciplina foi criada por mim para os cursos de graduação e pós-graduação em Letras e em Psicopedagogia, na UVA, Campus da Betânia, em Sobral, para atender à formação dos graduandos e pós-graduandos no tocante ao processo de ensino-aprendizagem da ortografia e de suas dificuldades(disortografias).

Um referencial teórico importante da disciplina de Andrew W. Ellis, que diz, em seu Leitura, escrita e Dislexia: uma análise cognitiva (Porto Alegre, Artmed, 1995): "ortografia é a cpacidade de recordar e produzir cadeias de letras aceitas como a ortografia correta de determinada palavra" (p.69)









COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Considerando os textos adotados na bibliografia da disciplina, espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de explicar as alterações ortográficas e intervir pedagogicamente em situações de dificuldades de ortografia (disortografias) decorrentes do ensino da ortografia em sala de aula.

OBJETIVO DA DISCIPLINA:
A disciplina tem por objetivo apresentar tópicos relativos ao Ensino da Ortografia, mormente aqueles que procuram descrever e explicar: 1) A ortografia como atividade de comunicação; 2) A ortografia como atividade lingüística; 3) A ortografia como atividade cognitiva e 4) Intervenções psico(lingüísticas) nas dificuldades específicas em Ortografia: Disortografia
EMENTA:
Estudo do sistema gráfico da língua portuguesa e sua relação com a Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa. A correspondência entre grafemas e fonemas. Representação gráfica dos tons e pausas. Estudo da ortografia a partir da Psicolingüística e Psicologia Cognitiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA DE AULAS:

Dia
Conteúdo a ser trabalhado
1º e 2º encontros – 24 horas/aula (8 teóricas e 16 prática de pesquisa)
1. A Ortografia e seu estudo: estado da questão
1.1. A análise das alterações ortográficas: os lapsogramas
1.2. As alterações ortográficas: hipóteses de explicação
1.3. Tratamento didático no ensino-aprendizagem da Ortografia na educação escolar
1.4. Paradigmas lingüísticos: os padrões de regularidades na ortografia da língua portuguesa

Nesta unidade, o professor pretende trabalhar as principais abordagens e paradigmas lingüísticos e psicolingüísticos relacionados com o Ensino da Ortografia.

3º e 4º encontros – 24 horas/aula (8 teóricas e 16 práticas de pesquisa)
2. Marco Teórico da atividade ortográfica
2.1. A ortografia como atividade comunicativa
2.2. A ortografia como atividade lingüística
2.3. A ortografia como atividade cognitiva
2.4. A alteração ortográfica nos textos escolares


Nesta unidade, o professor discutirá as principais explicações das alterações ortografias na aquisição, desenvolvimento e processamento da ortografia.

5º encontro – 12 horas/aula (4 teóricas e 8 práticas de pesquisa)
3. Análise dos erros ortográficos
3.1. A constituição taxonômica estabelecida na postulação de Jaime Zorzi.
3.2. Estudo de corpus de erros grafemáticos
3.3. Roteiro de Observação da Ortografia

Nesta unidade, o professor apresentará a proposta de Jaime Zorzi para observação dos erros ortográficos e validará proposições dos alunos para intervenção em educandos que apresentam lapsogramas decorrentes do sistema gráfico da língua portuguesa e da didática escolar.


METODOLOGIA DE ENSINO:

A disciplina será ministrada através de aulas teóricas. As aulas teóricas serão expositivas, acompanhadas de diversos exemplos, que deverão auxiliar os alunos na reflexão e crítica dos textos apresentados na disciplina. Para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala, os alunos deverão elaborar as seguintes atividades acadêmicas: a) Comentários aos textos sobre ensino-aprendizado a ortografia, indicados pelo professor; 2) Aplicação do Roteiro de Observação de Ortografia proposto por Jaime Zorzi para a investigação sobre alterações ortográficas no meio escolar e 3) Elaboração de um trabalho final, de caráter individual, sob a forma de ensaio ou artigo sobre um dos tópicos de estudo, seguindo o rigor da metodologia do trabalho científico e normatização da ABNT.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO:

Serão feitas três avaliações, conforme a sistemática da UVA, levando-se em conta a participação nas atividades orientadas pelo professor, freqüências às aulas e contribuição dos alunos para o aprofundamento de estudos dos colegas de aula.

PERFIL ACADÊMICO DO PROFESSOR

O professor Vicente Martins é mestre em educação pela UFC. Graduado e pós-graduado em Letras pela UECE. Atualmente, professor de Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Didática e Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, dedicando-se aos estudos da das dificuldades de aprendizagem relacionadas com a Leitura e a Escrita: dislexias e disortografias. E-mail: vicente.Martins@uol.com.br

ORIENTAÇÃO MONOGRÁFICA: ÁREAS DE INTERESSE DOCENTE

1. As crianças sobralenses e a ortografia
2. Estudo do corpus de erros ortográficos
3. Leitura, dislexia e ortografia: o papel da memória na aquisição e nas dificuldades de acesso ao léxico.
4. O princípio alfabético: as correspondências entre grafemas-fonemas da língua portuguesa.
5. Tratamento didático dos erros ortográficos

BIBLIOGRAFIA:

1. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & lingüística. 5ª ed. São Paulo: Scipione, 1992. pp. 95-146.
2. CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
3. CRYSTAL, David. Dicionário de lingüística e fonética.Tradução e adaptação de Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
4. FARACO, Carlos Alberto. Escrita e alfabetização: características do sistema gráfico do Português. São Paulo: Contexto, 1192. (Coleção Repensando a Língua Portuguesa)
5. GOULANDRIS, Nata K. Avaliação das habilidades de leitura e ortografia. In SNOWLING, Margaret: STACKHOUSE, Joy. Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2004. pp.91-120.
6. GUIMARÃES, Gilda; ROAZZI, Antonio. A importância do significado na aquisição da escrita ortográfica. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4). pp.61-75.
7. LEAL, Telma Ferraz; ROAZZI, Antonio. A criança pensa...e aprende ortografia. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4).pp.99-120.
8. LEMLE, Mirim. Guia teórico do alfabetizador. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1991.
9. LLOP, Mario Pujol. Análisis de errores grafemáticos en textos libres de estudiantes de enseñanzas medias. Disponível em Internet:
http://www.tdx.cesca.es/TDX-0906104-115216/. Acessado em 18/05/2005.
10. MASSINI-CAGLIARI, Gladis; CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das letras: a escrita na alfabetização. Campinas, SP: Mercado de Letras/ALB/Fapesp, 1999. (Coleção Leituras no Brasil)
11. MIYARES, Eloína; RUIZ, Vitelio. Vacuna ortográfica: val-Cuba. Nível primario. Metodologia pra prevenir y erradicar las faltas de ortografía. Habana: EdA, 1999.
12. MONTEIRO, Ana Márcia Luna. “ Sebra-ssono-pessado-asado”. O uso do “s” sob a ética daquele que aprende. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4). pp.43-60.
13. MORAIS, Artur Gomes de. “Por que gozado não se escreve com u no final?” – os conhecimento explícitos verbais da criança sobre a ortografia. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4).pp. 77-98.
14. MORAIS, Artur Gomes de. Escrever como deve ser. In TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (orgs.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. Tradução de Stela Oliveira. São Paulo: Ática, 1996. pp. 61-84.
15. MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: este peculiar objeto de conhecimento. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Bel.o Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4). pp.7-19.
16. MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Bel.o Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4)
17. MUTTER, VALERIE. Antevendo as dificuldades de leitura e de ortografia das crianças. In SNOWLING, Margaret: STACKHOUSE, Joy. Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2004. pp. 43-56.
18. REGO, Lucia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Algumas fontes de dificuldade na aprendizagem de regras ortográficas. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4).pp. 21-41.
19. SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização: baseado em princípios do sistema alfabético do Português do Brasil.São Paulo: Contexto, 2003.
20. SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do Português do Brasil.São Paulo: Contexto, 2003.
21. SILVA, Cínara Santana da; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da pontuação. In MORAIS, Artur Gomes. (org). O aprendizado da ortografia. 3ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Linguagem e Educação, 4). pp. 121-139.
22. SNOWLING, Margaret: STACKHOUSE, Joy. Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2004.
23. TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKY, Liliana. (orgs.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. Tradução de Stela Oliveira. São Paulo: Ática, 1996.
24. ZORZI, Jaime Luiz et ali. “A influência do perfil de leitor nas habilidades ortográficas”. Disponível em Internet:
http://www.cefac.br/library/artigos/9ac5bcbbebadbc2160e2c7869d4890b7.pdf. Acessado em 18/05/2005.
25. ZORZI, Jaime Luiz. “As inversões de letras na escrita o "fantasma" do espelhamento”. Disponível na
http://www.cefac.br/library/artigos/3c269d1d920ea45f9274741052c717a4.pdf. Acessado em 18/05/2005.
26. Zorzi, Jaime Luiz. “As trocas surdas sonoras no contexto das alterações ortográficas”. Disponível em Internet
http://www.cefac.br/library/artigos/84be6bc992b278e8e958a7523bb43ff1.pdf. Acessado em 18/05/2005.
27. ZORZI, Jaime Luiz. “Una secuencia de apropiacion de la ortografía del portugués”. Disponível na Internet:
http://www.cefac.br/library/artigos/2b91dd8f0dbf2cd057e64d3405246a47.pdf. Acessado em 18/05/2005.
28. ZORZI, Jaime Luiz. Aprender a escrever: a apropriação ao sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
29. ZORZI, Jaime Luiz. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.


Última atualização deste Plano de Ensino: Sobral, CE, 06 de agosto de 2005.

Vicente Martins é professor da UVA.

E-mail para contatos: vicente.martins@uol.com.br




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